Política

Câmara aprova contas de Quaquá rejeitadas pelo TCE

Na última sessão antes do recesso na Câmara Municipal de Maricá, realizada nesta quarta-feira (26), os vereadores votaram e aprovaram em turno único por 13 votos a um, a aprovação nas contas do ex-prefeito da cidade, Washington Quaquá (PT), referente ao exercício do ano de 2016. A reprovação indicada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi um dos motivos que impossibilitou Quaquá de tomar posse como deputado federal esse ano.

Quaquá marca presença na sessão desta quarta-feira na Câmara de Maricá. Foto: Ibici Silva

O vereador Ricardinho Netuno (PATRIOTA) foi o único que votou favorável ao parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

"Eu fiz um voto a parte, tendo em vista que a nossa Câmara Municipal exerce uma função política, mas as decisões devem ser pautadas por critérios técnicos se tratando de finanças públicas. Ele gastou mais do que podia e isso é uma irresponsabilidade com o dinheiro público, o ex-prefeito colocou em risco o equilíbrio financeiro do município não cumprindo as metas", justificou o vereador.

Ricardinho Netuno foi o único vereador a votar favorável ao parecer do TCE. Foto: Ibici Silva

O parlamentar ressaltou ainda que o TCE reprovou as contas de 2016 por diversas questões de descumprimento da legislação e pela falta de responsabilidade fiscal apurada, conforme relatório que apontou insuficiência de caixa aproximado de R$ 15 milhões.

Em defesa ao ex-prefeito, o presidente da Câmara, Audair de Linda (PT), contestou a afirmação de Netuno.

"Eu tive o prazer de fazer parte do governo do ex-prefeito Washington Quaquá durante 8 anos e ao longo dos 7 anos as contas dele foram aprovadas pelo TCE. No final do governo o orçamento foi menor, mas isso não quer dizer que ele gastou mais do que poderia", ressaltou Audair.

Ainda segundo o presidente da Câmara, a Prefeitura de Maricá já foi ressarcida pelo prejuízo.

Rob Gol do PT também justificou seu voto favorável: "Eu como relator gostaria de salientar que de 2009 a 2015 todos os processos na qual passou o ex-prefeito foram aprovados sem ressalvas pelo TCE e dizer que em 2016, no terceiro trimestre a redução do previsto de royalties e da participação especial foi cortada em 95,9%, no que no meu entender comprometeu o fechamento das contas", disse o vereador que saudou a presença de Quaquá durante a sessão.

Recesso

A sessão marcou o último encontro dos parlamentares de Maricá neste semestre para discutir os problemas do município, já que a Casa entra de recesso voltando apenas no dia 5 de agosto, garantindo aos vereadores mais de 30 dias de 'férias', apesar de informarem que os gabinetes continuarão funcionando, isso sem declarar se estarão presentes neles.

< Parentes de Flordelis não colaboram, reclama advogado da irmã do pastor Mais asfalto em Cordeirinho <